Se você começou a usar semaglutida e percebeu, ao se olhar no espelho, que o rosto parece mais fundo, com olheiras mais marcadas e a pele menos firme, saiba que essa percepção é comum entre quem perde peso. A expressão rosto Ozempic surgiu nas redes sociais e ganhou espaço na imprensa para descrever esse conjunto de mudanças. Vamos entender o que se sabe, o que ainda não se sabe e o que dá para fazer com a pele nesse período.
O chamado rosto Ozempic é um termo popular para mudanças visíveis no rosto durante a perda de peso. Veja o que se sabe, o que ainda falta pesquisar e como cuidar da pele.
O que se chama de rosto Ozempic
A expressão é popular, e não um diagnóstico médico. Ela aparece em vídeos, publicações e matérias para descrever perda de volume nas bochechas e nas têmporas, olheiras mais evidentes, flacidez no contorno do rosto e a sensação de estar envelhecendo rápido demais. Nenhum desses sinais, sozinho, define uma condição clínica.
Existe um ponto que vale nomear com clareza. Há muitos depoimentos sobre o assunto e poucos estudos controlados que tenham medido a aparência facial especificamente em quem usa semaglutida. Relatos de pacientes e observações de consultório ajudam a levantar perguntas, mas não provam mecanismo nem frequência. Até onde a pesquisa mostra hoje, a evidência sobre esse tema específico é limitada.
As regiões mais citadas são as bochechas, as têmporas, a área ao redor dos olhos e o contorno do rosto. Em muitas pessoas, a linha da mandíbula e o pescoço também passam a aparecer mais definidos, ou mais frouxos, conforme a pele responde à perda de gordura.
Vale deixar claro um ponto de honestidade. A aparência do rosto muda com qualquer perda de peso relevante, seja por dieta, cirurgia bariátrica, doença ou medicamento. O que pode variar com a semaglutida é o ritmo da perda para algumas pessoas, e um ritmo mais rápido tende a tornar a mudança mais perceptível. O fenômeno, portanto, não é exclusivo da medicação.
Acompanhe o nível estimado de cada dose e saiba a hora certa de aplicar.
Ver no app